EU CIDADÃ
Eu Carina, sou uma pessoa sincera, muito caprichosa, inteligente e luto para vencer na vida. Hoje eu estudo porque quero ser alguém na vida, porque se com estudo está difícil, imagina sem estudo! No passado, eu tinha certas amizades, por isso que prefiro estudar.
Também tive problemas com doenças, mas graça a Deus, superei e hoje estou aqui com saúde, estudando e também trabalhando. Já passei por muitas lutas na minha vida quando eu era mais nova, com problema com meus pais. Não morava com os meus pais, morava com a minha avó, vim do Rio para morar com meus pais.
No momento, estou com problemas com os meus pais. O meu pai está bebendo muito e a minha mãe não bebe, por isso eles brigam e é por isso que quero ir embora de casa para morar com a minha tia porque eu não estou mais agüentando as brigas deles em casa. É por isso que hoje eu estou com um problema muito sério e tomo remédio de pressão porque entrei em depressão, mas Deus vai me ajudar em nome de Jesus.
Se Deus quiser, vou para uma faculdade de medicina. Quero pra minha vida muita paz que estou precisando e muita saúde que estou necessitando. Quero muito carinho que não tenho, mas se Deus quiser e Ele quer, vou vencer todas as barreiras que estou passando.
Lutadora
ESSA SOU EU! OU SEJA,
EU SOU ASSIM
Eu sou assim... Não tive muitas opções na vida, é claro que tive algumas chances, porém falta de amor materno, uma voz me dizendo: não faça isso ou aquilo. Eu cometi muitos erros. Calma! Não matei nem roubei e nem me prostitui. Fui criada num orfanato longe da minha família, acho que por isso me sinto meio fechada. Nasci em Trajano de Morais e tenho7 irmãos.
A minha mãe morreu me deixando com 5 anos de idade, fui criada em Nova Friburgo num orfanato de freiras que iam e vinham, anos após anos, algumas eram boas outras eram más como em toda historia.
Neste lugar morava eu e minha irmã mais nova e me sentia na responsabilidade de cuidar dela. Hoje, já com 35 anos, estou morando em Macaé há 20 anos e acho que, apesar de altos e baixos na minha vida, estou num caminho bom. Tenho 2 filhos que criei praticamente sozinha, com o meu esforço e com a cara e a coragem. Estou estudando para conseguir um trabalho melhor. Não para ser rica, mas para ter mais respeito das pessoas e também para me sentir melhor perante a sociedade.
Elisângela M. Silva
MY LIFE
Chamo-me Fernanda Coutinho de Souza, sou uma menina meio complicada e muito sensível. Tem momentos que me sinto forte, mas quando paro pra pensar, vejo que não sou aquela pessoa tão forte assim e acabo caindo em lágrimas e muitas vezes me arrependo. Uma coisa que não citei ainda é que sou meio ignorante e acabo magoando as pessoas com isso. Eu venho de uma infância meio complicada, meus pais são separados há 13 anos. Hoje tenho 16 anos e não tive muito carinho e nem atenção de pai. Meus irmãos tiveram mais contato com ele. Não me queixo por isso, pois, graças a Deus, minha mãe soube fazer os dois papéis, não foi a mesma coisa e também não sei se foi melhor ou pior. Só tenho a agradecer, mas o que me entristece é que não sei como dizer isso à minha mãe.
Passei um momento complicado na vida; fui pra São Pedro da Aldeia ajudar minha irmã mais velha, pois ela passou por uma cirurgia e fui parar ajudar a tomar conta dos meus sobrinhos, não deu muito certo! Mas de tudo isso tem uma coisa que valeu à pena, conheci meu esposo Álefe e estamos há 8 meses juntos. No momento estamos morando com minha mãe e meu padrasto.
Não sei ao certo para onde vou mais pretendo construir minha casa e ter um bom emprego.
Fernanda Coutinho
MINHA HISTÓRIA
Mariély Rodrigues de Souza, 17 anos, estudante, auxiliar administrativo. Sou alguém que luta pelos sonhos e objetivos.
Vim de uma pequena cidade rural, que não fica muito distante, mas de muitas belezas naturais, seu nome é São Francisco de Itabapoana-RJ. Ela fica na divisa com o estado do Espírito Santo. É um bom lugar para se viver: é tranqüilo e de paisagem exuberante, porém para quem é formado e quer trabalhar São Francisco não é o lugar ideal.
Agora me encontro em uma cidade grande, com escolas próximas, engarrafamentos, poluições, bairros pobres e ricos, assaltos e violências. É uma cidade que oferece oportunidades, porém os habitantes não valorizam e nem preservam, mas mesmo assim dizem que ela é a capital do petróleo. Essa cidade se chama Macaé-RJ. Mas é chato vir para uma cidade que dizem ser a capital do petróleo nessas condições. Afinal, não se oferece boas condições de vida, principalmente segurança.
Na verdade, não sei para onde vou, não acredito em sorte, tudo em nosso caminho é a gente que constrói. Não posso dizer que deixo a vida me levar, quem leva a vida sou eu. O que quero é paz, amor e batalhar pelo meu futuro tão esperado. Quero me formar em uma boa faculdade, conquistar o mercado de trabalho e fazer da minha vida profissional um sucesso.
Mariély Rodrigues
UM HOMEM A PROCURA DE ALGUÉM
Eu sou um homem que já sofreu muito nesta vida. No passado, cada dia da minha vida era muito triste. Tinha muitos amigos, mas não eram amigos de verdade, pois na hora que eu mais queria desabafar não encontrava ninguém, parecia que todo peso do mundo estava nas minhas costas. Nunca tive sorte na vida, por mais que eu tentasse mudar esta situação não adiantava. Foi ai que eu encontrei uma pessoa maravilhosa, mas que ao mesmo tempo quase que custou minha vida.
Venho de um lugar que era bom, mas eu, por estar agindo errado, tornei minha vida um inferno. Nunca roubei, nunca matei, apenas amei a pessoa errada, pois ela era casada, e isto quase custou a minha vida.
Agora estou mais ou menos bem. Amigos tenho poucos, não saio, só do trabalho para escola e para casa e assim vou vivendo a vida tentando transformá-la em coisa melhor.
Estou estudando muito, todos os dias dou uma olhada nas matérias para estudar um pouco. Tem dias que fico até tarde lendo as questões, tentando entender as matérias e poder passar de ano para no meu futuro, fazer uma faculdade, tecer uma família, ser feliz e esquecer tudo que ficou para trás,
A. C. F
EU UMA MULHER BATALHADORA E CHEIA DE SONHOS
Sou uma mulher sofredora que todas as noites em orações, pede para Deus sustentar em todos os momentos de vida.
Venho me sobressaindo em meio a tantas situações que quase sempre me deixam cabisbaixa, mas quando me vejo desse jeito, olho para o alto de onde me vem o socorro.
Estou tentando trilhar um caminho que com certeza, não será fácil, irei conseguir. Vou buscar muitas coisas das quais deixei para trás, tenho certeza, mas foi tudo por falta de conhecimentos.
Ah! Quero tantas coisas desta vida! Essa vida, que com certeza, é cheia de maravilhas, principalmente se tivermos sabedoria para escolher. Quero estudar, quero me formar, quero ver minha mãe cheia de saúde, quero ver meus dois filhos em uma faculdade e meu marido trabalhando onde gosta.
Mariá
QUEM SOU EU?
Eu sou John Lenon Bardela da Silva, nasci em Macaé em 23 de maio de 1991. Gostaria de estar em qualquer outro lugar calmo, sem violência, um lugar de paz, mas, infelizmente continuo onde nasci.
Um dia, se Deus quiser vou encontrar esse lugar calmo sem violência e que seja de paz, para eu poder viver mais feliz do jeito que eu sempre quis.
Eu quero poder um dia ter meu próprio negócio ou um comércio para eu construir uma família, ter meus filhos, poder dar a eles tudo de bom e do melhor, ter uma casa bem grande na serra perto de uma cachoeira, para passar meus momentos felizes.
John Lenon Bardela da Silva
UMA PESSOA SONHADORA
Eu sou uma pessoa que tem muitos sonhos para realizar, sei que conseguirei, pois luto bastante para alcançar tudo o que desejo. Venho de uma família que se preocupa uns com os outros, mesmo com toda dificuldade. Quando meu pai faleceu, com muita garra minha mãe sempre nos dizia que nunca nos daria para outra família, o tempo passou, agora sou uma mulher que sonha sempre em uma vida melhor.
Hoje moro em Macaé, mas sonho em voltar para minha casa para ficar mais perto dos meus três filhos, da minha mãe e dos meus irmãos.
Eu vou para um lugar maravilhoso que é minha terra natal, onde estão todos os meus familiares. Sei que um dia voltarei para minha casa para ficar sempre pertinho dos meus filhos.
Eu quero viver perto dos meus filhos e poder oferecer um futuro melhor para eles, mas para isso acontecer tenho que lutar muito, com todas as minhas forças. Eu consigo ver um futuro melhor para eles.
Lindinha
UMA VIDA QUASE PERFEITA
Meu nome é Simoni, sou uma pessoa extrovertida, sincera, meio invocada quando é para ser; também sou meiga e carinhosa com quem é comigo. Gosto de muita sinceridade.
Tive uma vida muito turbulenta, já tive muitas decepções. Meu casamento foi péssimo, o homem que eu adorava me espancava, mas Deus me deu a graça de mandar-me dois lindos filhos dos quais tenho muito orgulho.
A vida mostra muita coisa; ano passado passei por um outro grande sofrimento, meu querido pai adoeceu e acabou falecendo. Isso mudou muito a minha vida e me fez sofrer bastante.
Hoje, estou tentando ser feliz, moro com meus filhos e minha mãe, isso é uma benção. No futuro, pretendo acabar a minha casa e voltar a morar nela para construir uma nova vida.
Pretendo continuar estudando, me formar, ter a minha casa, como sempre sonhei, ter um emprego digno e continuar sendo essa pessoa que sempre fui: meiga, extrovertida, carinhosa e às vezes invocada.
De repente, essa vida quase perfeita poderá se transformar numa vida feliz.
Simoni
DEUS ABRIU MEUS CAMINHOS
Eu sou uma pessoa tímida, gosto de estudar, sou muito feliz com minha família e estou conseguindo estudar.
Estou numa sala de aula e vou conseguir melhorar minha vida. Meu sonho é aprender a ler e escrever. Tenho fé em Deus que vou conseguir.
Izolina
Eu
Eu sou muito feliz porque tenho uma família abençoada, quando preciso dela ela está sempre ao meu redor.
Vim de uma família humilde e muito pobre, mas de caráter. A minha mãe sempre falava para que não pegássemos nunca nada dos outros, pedir ou trabalhar para conseguir. “Pegar o que é dos outros pode dar até prisão”. Nunca esqueci dessas palavras que foram muito importantes em minha vida e hoje eu passo essas mesmas palavras para meus filhos.
Que deus abençoe a todos!
Maria Tavares
NUNCA É TARDE
Sou branca, tenho olhos castanhos escuros, magra e sou de bem com a vida. Tenho quatro filhos lindos, duas netas e dois netos que são bênçãos de Deus para mim. Agora estou mais feliz, encontrei um namorado que me faz bem e que me dá segurança.
Venho da cidade de Campos. Saí de lá aos 20 anos, hoje estou em Macaé. Gosto muito da cidade, mesmo com tanta violência, aqui me encontrei. Consegui meu primeiro emprego e boas amizades, não sou de fazer planos, eu deixo que as coisas aconteçam. Costumo dizer que o amanhã a Deus pertence, mas penso muito em terminar meus estudos com a intenção de fazer uma faculdade de psicologia, nunca é tarde se para acaba tudo que já busquei até aqui.
Pretendo fazer tudo que não tive oportunidade de fazer quando era jovem, agora aos 43 anos, estou buscando o que posso fazer de bom. Quero, em especial, amar verdadeiramente. Não demonstro, mas estou me sentido o máximo quando falo de mim ou escrevo algo que tem a ver com a minha pessoa.
Eu viajo, vou longe, pois não gosto de pensar pequeno, só sonho alto. Cuidar dos meus filhos e trabalhar é tudo de bom, mas namorar é D+.
Elvira
MEUS OBJETIVOS
Eu sou Emmanuel, tenho 26 anos, sou alto, em pouco forte, dizem que sou bonito e bastante sensual. Venho de uma vida bastante simples e sofrida. Meus pais são de origem bem humilde, mas tenho muito orgulho disso.
Hoje me encontro em uma situação um pouco melhor. Posso dar aos meus filhos o que infelizmente meus pais não puderam me dar quando criança.
Quero ir o mais longe que puder, quero atingir todos os meus objetivos, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Da vida quero tudo de bom que eu possa conseguir com muito esforço e trabalho e o que eu não conseguir, mesmo assim vou agradecer a Deus, porque não podemos ter tudo, mas podemos tentar conseguir sempre, sem desistir dos objetivos.
Emmanuel
EU SOU ASSIM...
Eu sou um menino legal, gosto de estudar, respeito o outro, não gosto de abuso. Tenho dois irmãos legais. Gosto de implicar com eles. Tenho dois sobrinhos lindos.
Meu nome é Billigran, estou estudando no Ciclo V, gosto muito dos meus professores, eu só não entendo a aula de história.
No momento, estou em sala de aula, mas queria que os professores pegassem mais no meu pé. Quero aprender algo importante para minha vida. Gosto muito de Dagmar, ela é legal e meiga comigo. Queria que ela sempre fosse assim: legal, amiga, simpática.
Quando eu sair da sala eu irei para casa.
Billygran Areas Neves
EU, BATALHADORA
Eu sou Fernanda, gosto que me chame de Fé, sou uma pessoa que trabalha muito, vivo pelos meus dois filhos; uma de 20 anos que se chama Cristiane, praticamente está criada, e o outro tem 6 anos, que se chama João, que depende muito de mim. Moro com minha mãe, meus filhos e meu irmão. Já sofri muito, nesta vida, com o pai da minha filha, ele bebia e me batia, não gosto nem de lembrar dessa fase da minha vida. Com isso fiquei quase 5 anos sozinha. Conheci o pai do meu filho, no começo foi maravilhoso mas depois de uns anos começou, outro sofrimento. Ele não bebia, nem me batia, mas me agredia com palavras, com ciúme doentio. Graça a Deus eu consegui me livrar dele.
Estou a quatro anos separada dele, tenho medo dos homens, acho que todos são iguais, prefiro ficar sozinha a sofrer de novo. Hoje eu não tenho ninguém, mas feliz. Tenho meus filhos, minha família, que são a minha vida.
Eu quero estudar, passar de ano, depois fazer o Ensino Médio, quem sabe uma faculdade e ver meus filhos encaminhados na vida.
Fernanda
MINHA VIDA
Minha vida nunca foi fácil, hoje em dia nem tanto, assim mesmo ainda passo por muitas provações. Eu vim do interior, cidade muito calma e de gente batalhadora que quer vencer na vida. Eu saí da minha cidade com quase nada na bagagem, mas vim com muita disposição para vencer e estou vencendo com a graça de Deus. Já comprei muitas coisas aqui em Macaé com o meu trabalho. De vez em quando eu sinto muitas saudades dos meus parentes. Ainda não realizei os meus propósitos que é de comprar um sítio e retornar a minha terra natal.
Eu agradeço aos amigos que encontrei aqui nesse lugar e a cidade de Macaé que está realizando o meu sonho.
Muito obrigada, meu nome é Janir e hoje eu sou escritora por um dia.
Janir
MINHA HISTÓRIA
Meu nome é Duda, nasci na Bahia e vivi quase a minha vida toda em São Paulo. Aos 14 anos voltei para a Bahia e chegando lá minha vida mudou; minha mãe adoeceu e quase morreu, precisava tomar alguns remédios muito caros, mas não tínhamos dinheiro e precisamos vender a TV e o Som para comprar os remédios. Graças a Deus ela sobreviveu, nós nunca tivemos um bom relacionamento.
Em março de 2003 meu pai entrou no sem terra e depois de um ano de sofrimento ele ganhou a terra, eu comecei a namorar um rapaz e após um mês de namoro fomos morar juntos, mas não deu certo, ele me traiu e eu tentei matá-lo, nós nos separamos, depois ele quis voltar só que eu recusei e resolvi ir para o Rio trabalhar. Depois de um ano meu pai veio para Macaé, eu vim também e comecei a namorar. Com três meses de namoro fomos morar juntos, estamos até hoje, apesar da perda recente do nosso filho.
Pretendo me formar e se Deus quiser fazer Agronomia. Logo quero ser mãe, essa é a minha história.
Agradeço a Deus por tudo!
Etelines
EU PRETO JUNIOR
Eu sou um jovem humilde de comunidade carente, porém alegre e muito contente. Moro em Macaé desde que nasci e amo minha cidade.
Hoje tem uma coisa que está me incomodando, é a violência que vem aterrorizando todas as comunidades de Macaé. Diante disso tudo me sinto acuado, preso mas mesmo assim não desisto, parto para a luta, enfim, também tenho sonhos e objetivos igual a qualquer um.
Eu queria poder mudar o mundo, ajudar aos necessitados e tirar as crianças das ruas, mas como não posso mudar tudo isso sozinho, vou tentar ajudar, afinal de contas, não sou qualquer um, eu sou Preto Junior e estou na luta. O que tiver que ser, será.
Deivid Silva
A MINHA VIDA EM GERAL.
Vou começar falando de quem sou. Eu sou confusa, insegura, tenho medo de amar, e me dar mal! Sempre lutei para ter minha independência financeira, mas no momento estou sem trabalhar porque o trabalho que me apareceu era em Búzios e à noite, eu não ia poder estudar. Fiz minha escolha, estudar, pois quero terminar meus estudos. No momento é essa a minha meta. Vim de Madalena, cresci em Conceição de Macabu. Minha vida quando criança foi muito triste, não gosto nem de lembrar! Hoje sou feliz, tenho dois casais de filhos: Janaina, Suellen, Victor e Diarlen, eles são as melhores coisas que Deus me deu nessa vida! Estou morando em Macaé, mas meu sonho é voltar para minha casa em Unamar, 2° distrito de Cabo Frio, mas não sei como vou fazer isso, pois meu marido não quer. Mas meu desejo é largá-lo e ir embora com meus filhos e nem olhar para trás, pois ele me aprontou tantas que eu não confio mais nele. Sonho que um dia tudo vai terminar bem, e que eu vou conseguir me livrar dele.
Eu quero estudar, trabalhar, continuar a estudar e me formar. Meu sonho é trabalhar com crianças, e ter tudo aquilo que sonho que é me livrar do meu marido e ser feliz como eu sempre fui, ter minha mãe sempre junto de mim como sempre tive, hoje morro de saudade dela. Tudo que quero da vida é viver e ser feliz e fazer meus filhos felizes.
Marlen
A VIDA DE UMA MULHER GUERREIRA
Sou Rosalha Mendes dos Santos, tenho 30 anos, sou negra, cabelo preto, olho preto, altura 1.70, tenho 51.k, signo touro. Eu sou uma pessoa extrovertida, muito verdadeira, até demais. Gosto de dançar, não gosto de ver meus amigos tristes. Quando isso acontece eu começo a fazer palhaçada para eles rirem, fico muito feliz ao vê-los sorrindo. Não costumo deixar o almoço para o jantar, prefiro resolver logo, odeio falsidade.
Vim do Recife. Lá não levava uma vida muito boa, porque depois que minha mãe morreu eu comecei a sofrer. Fui morar com uma tia que me batia muito.
Eu tinha que acordar cedo e ir para a feira, ajudá-la a lavar roupa e também tinha que cuidar das minhas irmãs. Não gosto de lembrar desses momentos da minha vida porque hoje, com a ajuda de Deus, estou bem.
Atualmente estou morando em Macaé, trabalho de garçonete, manicure e auxiliar de serviço gerais, tenho dois filhos. Quero dar uma vida melhor para eles, com educação e respeito aos mais velhos. Quero alcançar meus adjetivos, como fazer uma faculdade de Letras e também desejo realizar todos os meus sonhos com ajuda de Deus para que eu possa vencer na vida, pois sem luta não há vitória e assim conquistar o valor e respeito de todos.
Essa è uma parte da minha história que com perseverança e fé chegarei ao fim.
Rosalha
A MINHA VIDA
Eu sou uma pessoa extrovertida e muito feliz, gosto de ouvir músicas românticas e pagode também. Quando eu fico sozinha, é legal para relaxar e estudar sem ninguém para fazer barulho.
Venho de uma família muito grande de nove irmãos. Eu pegava leite na casa do fazendeiro todas as manhãs, minha mãe gostava que eu fizesse isso para ajudá-la.
Moro em Macaé, gosto muito da cidade e das pessoas que moram perto da minha casa. Quero voltar para a casa de meus pais, vou morar com eles na terra onde nasci, Sergipe.
Pretendo terminar de fazer a minha casa e também concluir meus estudos. Quero ter um trabalho decente para ficar despreocupada.
Josefa
EM BUSCA DA FELICIDADE
Eu sou uma pessoa simples, educada; adoro dançar, adoro fazer amizade. Eu vim de uma cidade muito simples e muito especial para mim. Foi lá que vivi toda a minha vida, foi lá que conheci uma pessoa muito especial e estou com ele até hoje. Isso foi há oito anos, mas sinto muita falta de minha cidade, minha mãe e meu irmão que deixei lá.
Hoje estou na cidade de Macaé, estou aqui há cinco anos. Aqui eu estudo e faço curso. Por enquanto não estou trabalhando, mas pretendo arrumar um bom emprego.
Pretendo, daqui a alguns anos, quem sabe, ir morar no Rio de janeiro, acho que lá vou ter mais oportunidade, quem sabe arrumarei um ótimo emprego.
Da vida, quero muito amor, muita saúde, quero ser mais feliz e vou fazer de tudo para isso acontecer.
Marinês
GOSTO DE SER ASSIM
Eu sou morena, gorda e gosto de ser assim. Tenho uma linda filha de oito anos que é minha maior alegria. Venho de uma cidade chamada Jampruca em Minas Gerais, mas nem conheço, pois quando meus pais saíram de lá eu tinha apenas dois meses de vida, foram morar em Goiás. Hoje estou em Macaé, gosto muito desta cidade, mesmo sendo muito violenta gosto assim mesmo, porque também tem muitas coisas boas. Não tenho planos de mudar de cidade, mas o amanhã a Deus pertence.
Quero acabar os meus estudos e ter uma chance melhor na vida. Falar corretamente algumas palavras, escrever melhor e fazer alguma faculdade no futuro, se Deus quiser.
Gostaria de fazer o que ainda não fiz nesses meus 33 anos. Sei que para vencer tenho que ter forças e boa vontade.
Florismar
MINHA HISTÓRIA
Meu nome é Hélia, sou a filha mais velha de minha mãe- das mulheres porque tenho três irmãos mais velhos. Moro aqui na cidade de Macaé, mas vim de Conceição de Macabu ainda criança, me considero macaense. Hoje estou aqui lutando, como sempre, trabalhei bastante para criar meus filhos, sofri bastante na fase adolescente dos meus filhos, achei que não ia sobreviver.
Perdi meus dois filhos na bandidagem aqui nesta cidade. Eles resolveram entrar nas drogas, fiz de tudo para tirá-los daquela vida, mas não consegui. Um foi assassinado covardemente por dois PMs, um ano e meio depois, o outro apareceu morto numa casa abandonada; ele e mais três pessoas. Me dói muito falar desse assunto.
Essas tragédias aconteceram há cinco anos, cada dia da minha vida eu morria um pouco. Eu era uma pessoa mais alegre, gostava muito de brincar, era sorridente. Fiquei amarga, mal-humorada, triste, ignorante, muito brava, fechei para o mundo e para as pessoas, passei até a ter medo do ser humano.
Graças a deus resolvi dar a volta por cima, o senhor Jesus está me abençoando e me fortalecendo. A dor é muito grande, creio que não passa nunca, o jeito é acostumar com ela, deixa-la quietinha dentro de mim e tocar a vida.
Tenho mais três filhos, três netos, a nossa vida continua, não dá para destecer o passado. Hoje estou aqui numa sala de aula com muita dificuldade, mas com a certeza de que vou conseguir os objetivos; fazer amizade, me aproximar das pessoas, deixar o amor entrar novamente, ser feliz. Tudo o que eu quero na vida é terminar o estudo, fazer uma faculdade, me desprender desse medo de gente.
Hélia
SOU BRASILEIRA
Sou brasileira com muito orgulho. Sou uma pessoa simples, humilde, tenho um coração bom, não faço mal a ninguém. Sinto-me triste, sozinha, não tenho sorte para o amor e adoro amar as pessoas, não gosto de ver sofrimento alheio. Queria ser uma pessoa alegre, feliz. Queria poder mudar muitas coisas em minha vida para que tudo fosse somente alegria, mas não posso. Às vezes me sinto muito mal com tudo isso, às vezes me sinto neutra no meio da multidão.
Eu venho de longe, de outro estado a procura de melhoria para mim e minha família. Venho procurar um futuro melhor para meus filhos, para eles conseguirem construir uma família melhor do que a que tive, com as oportunidades que eu não tive.
Estou em Macaé RJ cidade da qual aprendi a gostar, apesar de tanta violência, não tenho vontade de voltar para minha terra. Não pretendo ir a lugar nenhum, só vou à luta atrás de meu destino, que eu encontre muitas felicidades, que meus sonhos sejam realizados. Quero continuar estudando, me formar em enfermagem ou administração de empresas.
Rosemar
UMA DIFICULDADE NA VIDA
Eu sei respeitar as outras pessoas, a mim mesma e tenho orgulho de tudo o que faço. Sempre vivi em dificuldade, mas segui em frente firme e forte para passar desta etapa, então comecei a tomar decisões muito difíceis. Engravidei, sem pensar resolvi abortar porque o pai do meu filho não quis assumi-lo, como Deus não quis eu não consegui, mas coloquei a cabeça no lugar e pensei direito, aquilo que eu estava fazendo era o maior pecado da minha vida. Então, a pessoa que eu menos imaginava me estendeu a mão para eu me levantar, foi a minha mãe. Ela me ajudou muito. Passei fome e Lea estava do meu lado.
Estou no momento triste, porque me separei do meu filho para vencer na vida. Comecei a estudar e pretendo muito crescer para que um dia eu olhe para trás e veja que tudo que eu passei foi preciso. Tudo que eu mais quero é viver junto de meu filho, podendo dar tudo que um dia eu sonhei dar para ele. Só de viver longe dele me dói muito, por isso que eu vou lutar para vencer. Pretendo me dedicar totalmente a essa vida de oportunidade que Deus está me dando, penso muito: “Deus será que vou vencer”? Mas como já passei por momento piores, porque não vou passar por esse?
Quebrei muito a cara, bati de porta em porta, precisei muito dos outros, fui muito humilhada, mas não desisti de lutar. Tudo que eu quero é esquecer o passado e viver o presente fazendo da minha vida momentos especiais e aproveitar cada minuto, cada segundo porque Deus não deu a vida para eu deixa-la de lado, mas para vivê-la a cada dia. Penso que terei muitos objetivos para segui-la em frente.
Daniele
SOU TRABALHADOR
Eu sou uma pessoa simples e muito correta com minha obrigação, sou uma pessoa que gosta de sempre ter objetivo na minha vida, porque a pessoa que não tem fica trabalhando em vão. Eu sou tranqüilo, gosto de passear, viajar com a família, quando dá tempo ou nas minhas férias.
Eu vim de Rio das ostras, mas nasci em Casimiro de Abreu, morei 20 anos em Rio Das Ostras, depois vim para Macaé onde eu moro há 17 anos. Gosto muito de Macaé onde eu consegui alguma coisa. Hoje eu estou em Macaé e estou muito feliz, pois aqui é que estão os bons trabalhos.
Quando eu estiver bem estabelecido com minha casa pronta para alugar, muita coisa vai mudar na minha vida.
Alexandre
MINHA INDENTIDADE
Eu sou uma pessoa amorosa; gosto muito de amar e ser amada. Gosto de festa , viajar e rir. Às vezes sou chorona quando me emociono. Venho de uma família muita unida e tradicional; “um por todos e todos por um”. Minha família è muito grande. Gostamos sempre de nos reunir, principalmente em época de festa e aniversários.
Hoje eu estou em Macaé com 58 anos e estudando. Estou muito feliz com os amigos e professores do meu colégio. Ah! Com certeza, vou subir na escada do sucesso, vou dar muitas alegrias aos meus familiares terminando meus estudos. O que quero da vida é ser uma profissional, para que minha família sinta orgulho de mim. Eu ouvir a seguinte frase: ”Vencemos mais uma vez”.
Este estudo me faz lembrar de um grande homem que disse o seguinte: “Se você não pode voar corra, se não pode correr anda, se não pode andar rasteja, desde que seja para frente”. Luther King Junior
Esperança
UMA MULHER COM O FUTURO DIFERENTE
Eu sou uma mulher que gostaria de ser muito feliz, mas feliz ao lado do meu filho que infelizmente não está comigo e sim com minha mãe .
Eu venho de uma cidade que se chama Piabetá que fica localizado no RJ. Lá não é uma cidade ruim, mas é um pouco difícil para conseguir um emprego.
Agora estou localizada numa cidade que se chama Macaé. No momento, eu não vou dizer que estou feliz aqui, porque no mundo não existe uma pessoa que diga: “eu não tenho problema”. Algum dia vou voltar para o RJ e com certeza, vou ser muito feliz ao lado do meu filho. Sei que ele está lá, mas o meu coração fala que ele está sendo protegido por um homem que está sempre nos protegendo do mal e esse homem se chama Jesus de Nazaré.
Daniele
SOFRI MAS VENCI
Sou Alice, tenho dezoito anos, nasci na Bahia, morei com a minha mãe até os oito anos. Depois fui morar com meu pai. Fiquei com ele até os doze anos, sofri muito por morar com madrasta; tinha que estudar todos os dias. Depois voltei a morar com a minha mãe. Vim pra Macaé e já estou morando aqui há cinco anos, estou casada há um ano.
Sou muito feliz, estou casada, morando com quem amo, na minha casa sem aborrecimento. Vou ser muito feliz porque estou lutando pelos meus objetivos. Só penso positivo em tudo o que faço.
Quero ser uma boa profissional; trabalhar, estudar, ter filhos, ter minha própria casa. Quero mesmo é ser feliz.
Alice
O LIVRO ABERTO
Tenho certeza que vou ser sempre assim. Sou de uma cidade vizinha de Macaé, aqui eu comecei a trabalhar e fui me acostumando com essa cidade. Eu sou José Luiz, tem 28 anos, gosto de estudar e também ser amigos de todos. Não gostaria de ir embora dessa cidade que me deu uma bom trabalho para eu sobreviver.
Neste momento, estou fazendo uma coisa que gosto muito, escrevendo algumas frases que falam sobre minha vida. Não importo como seja minha vida porque ela è um livro aberto. Eu vou continuar morando em Macaé até quando DEUS quiser. Essa é minha intenção
José Luiz
EU SOU ALEGRE
eu sou alegre
Eu me chamo Juli, sou uma pessoa simples, moro com meu marido e meu filho, gosto da minha vida do jeito que ela é.
Bem, a minha vida é normal, estou muito feliz com meu marido e a minha casa. Estou muito alegre com a volta do meu marido, quando meu marido não estava perto de mim e nem do meu filho, eu me sentia muito triste, mas agora está tudo bem,
Para onde eu vou só Deus sabe, porque eu não sei. Mas uma coisa eu tenho certeza, quero tudo de bom pra mim e pra minha família.
O que eu quero é uma vida melhor para mim e para minha família; quero viajar, dançar, curtir a minha vida.
Juli
EU CIDADÃ
Meu nome é Jamile, tenho 20 anos, sou filha e mãe. Sou amiga, companheira e guerreira. Sou mulher com alma de menina. Gosto de tudo que há de bom e gosto de tudo que a vida pode me oferecer. Venho de família humilde e honesta, nunca convivi com meu pai verdadeiro, mas mesmo assim sou feliz, pois tenho um pai chamado Leocy, ele é o meu pai do coração.
Estou num momento da minha vida muito legal; estou curtindo minhas filhas, minha casa, meu marido. Estou batalhando muito, pois estou sempre correndo devido ao trabalho e a escola, mas já está valendo a pena. Tenho certeza.
Quero muito alcançar o meu objetivo de me formar, pois com o meu diploma posso dizer que sou alguém pro mercado de trabalho. E enfim poderei dar uma vida bacana para minhas filhas. Espero no meu caminho, ter forças.
Jamile

